Programa Crescer

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia, por intermédio da Diretoria de Valorização de Pessoas, promove o Programa Crescer - Programa de Formação e Aprimoramento na Administração Pública, voltado para servidores que acabam de ingressar nos quadros do Estado, para aqueles com vínculo temporário e para estagiários.

Com base no fundamento da capacitação permanente, o programa estabelece que mesmo estagiários e servidores que permanecem no serviço público por tempo determinado devem ser acolhidos, orientados e capacitados sobre o funcionamento da máquina do Estado.

 

Objetivos

Preparar servidores e estagiários para o desenvolvimento de suas competências profissionais, na perspectiva de:

  • Proporcionar uma maior compreensão sobre a estrutura e o funcionamento da Administração Pública
  • Identificar seu papel no contexto do Poder Executivo Estadual
  • Promover a integração entre os participantes


O Crescer reúne as seguintes ações:

 

O curso presencial “Bem Vindo! Serviço Público: Estrutura e Funcionamento”, para turmas de até 30 participantes. O curso tem carga horária de 20 horas e é composto por quatro Módulos:

  • Relações Interpessoais (4 horas)
  • Estrutura e Legislação do Estado (8 horas)
  • Noções de Funcionamento do Estado (4 horas)
  • Noções de Ética e Cidadania (4 horas)


Cursos a Distância (ambos realizados pela Universidade Corporativa do Serviço Público):

  • Introdução à Educação a Distância
  • Uso adequado do Power Point – v.2007 - Básico

 

Seminários sobre Ações Públicas, com os seguintes temas:

  • Gênero e Raça;
  • Saúde;
  • Sustentabilidade;
  • Segurança Pública;
  • Trabalho Decente;
  • Finanças Pessoais;
  • Compromisso Bahia;
  • Novo Acordo Ortográfico;
  • Previdência, além de outros que venham a ser do interesse da Administração Pública.


Desde o início da sua implementação, em julho de 2010, o Programa Crescer já realizou 46 turmas do Curso Bem Vindo, sendo 37 em Salvador e 09 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), num sistema de parceria com aquela instituição, resultando num total de 903 servidores capacitados.

Os seminários, sobre temas de interesse da Administração Pública, começaram a ser realizados em 2012, num total de seis, onde foram abordados os seguintes assuntos: A Estrutura e o Funcionamento da Junta Médica Oficial do Estado da Bahia; O Sistema de Remuneração no Serviço Público Estadual; O Programa Pacto Pela Vida e Sua Importância Para o Estado da Bahia; Educação Financeira com Ênfase no Consumo Infantil; O Que Muda Com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa? e Língua e Linguagem – da Gramática da Infância ao Mundo do Trabalho.